A comunicação persuasiva aprimora o entendimento da mensagem e promove a qualidade nas relações pessoais e profissionais. Nesse sentido, para alavancar a excelência na comunicação cooperativista, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu a palestra online “Comunicar, convencer e conquistar: A jornada da persuasão”. O encontro aprimorou o conhecimento das expressões e técnicas de linguagem persuasiva alinhadas as estratégias de comunicação das cooperativas.
A palestra foi ministrada pela mestre em estudos linguísticos, Gládis dos Santos, que explicou o conceito de comunicação, falou sobre seus elementos essenciais e a relação entre a linguagem verbal e não verbal. Santos esclareceu aspectos essenciais da comunicação persuasiva e a importância dela nas relações atuais. “Credibilidade e confiança são alicerces da comunicação persuasiva. Você é persuasivo quando conhece e acredita naquilo que está falando, você precisa estar convencido para convencer alguém, persuasão não é manipulação” destacou Santos.
O encontro explorou a relação entre persuasão e influência, a importância de ouvir e conhecer o receptor da mensagem. De acordo com Santos clareza e simplicidade são essenciais na comunicação persuasiva e facilitam a compreensão e aceitação da mensagem. Além disso, foram apresentados exemplos de comunicação persuasiva bem-sucedida e análises de discursos persuasivos para inspirar e fortalecer a comunicação da cooperativa.
O encontro ocorreu de forma virtual, no dia 28 de novembro e contou com mais de 100 participantes on-line. Novas formações, cursos e palestras como esta podem ser encontrados no site do SESCOOP/SC. Para participar, basta fazer a inscrição em: https://cutt.ly/Jwg68TLX.
Assessoria de Comunicação Interna Sistema Ocesc