A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Sicoob Central SC/RS lançaram nesta quinta-feira, 01, o programa “Educação Financeira nas Escolas”. O programa tem o objetivo de disseminar e preparar as crianças e jovens para um futuro com estabilidade e segurança.
O presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior, relata que as Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (CDLs) inscritas neste programa terão o importante papel de promoverem o programa junto às prefeituras e as redes municipais de ensino. Já o Sicoob será responsável pela metodologia e aplicabilidade do programa. Dirigentes de todo o Sistema FCDL/SC, que representam as 209 CDLs catarinenses e as cooperativas do Sicoob participam da live.
“Precisamos tornar nossas crianças e jovens em adultos mais responsáveis financeiramente e consequentemente mais preparados para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Do cofrinho à aposentadoria a educação financeira é essencial em nossas vidas”, reforça o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior.
Segundo a diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Maria Luisa Lasarim, “o Instituto Sicoob acredita, orienta, planeja, fomenta e investe em educação financeira, com o objetivo de formar uma consciência cidadã, que resulte em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável”.
O diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto, disse que o Instituto Sicoob foi criado em 2004 para difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. “O Instituto vem trabalhando a educação financeira para todas as idades, formando cidadãos mais preparados, o que resulta em uma economia mais forte e segura”, afirma.
Saiba mais
O Programa Educação Financeira nas Escolas tem quatro módulos e alcança crianças e jovens. Entre os conteúdos que serão abordados, uma parte é extraída da Coleção Financinhas e Coleção Financinhas nas Escolas, ambas produzidas pelo Instituto Sicoob. A primeira, é um conjunto de livros infantojuvenis, com histórias didáticas para ensinar educação financeira às crianças, de uma forma leve e divertida. Algumas das histórias da Coleção Financinhas foram transformadas em animação e estão disponíveis para acesso no canal do Instituto Sicoob no YouTube. A carga horária é de duas horas, no mínimo, a depender da estratégia de aplicação.
Além disso, o programa visa capacitar professores de escolas das redes pública e privada para que possam trabalhar o tema Educação Financeira em sala de aula, de forma transversal, tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. A carga horária é de 16 horas, entre trilha educacional para os professores (8 horas), um workshop para construção do plano de ação e três encontros com as crianças.
A outra parte da abordagem é direcionada para jovens entre 15 e 29 anos, e microempreendedores individuais, tendo como objetivo mostrar às pessoas os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso consciente do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios.
Editada por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC.
Fonte: Assessorias de Imprensa Sicoob Central SC/RS e FCDL.