Em alusão ao Dia das Crianças, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu a live “Adultos sensíveis, crianças incríveis”. O evento ocorreu no dia 13 de outubro e foi transmitido pelo YouTube do Sistema OCESC.
A palestra abordou a evolução histórica das técnicas de educação infantil, as principais teorias educacionais e a importância das relações de pais e filhos na formação do ser. “A caminhada para o futuro da criança evoluiu de repressão para a educação com paciência e compreensão. A forma de conduzir mudou, mas os valores não”, destacou a pedagoga e palestrante, Ana Luisa Correia Kienen.
Dentre as teorias educacionais abordadas, Kienen destacou a do apego, de John Bowlby. Esta teoria trata da qualidade dos vínculos afetivos e do quanto isso determina o sucesso das relações entre pais e filhos e dos filhos com a sociedade. Em sua construção Bowlby levou em consideração as necessidades psicossociais básicas do ser humano, como proteção, previsibilidade e proximidade.
Ana Luisa explicou a importância do vínculo, do saber dizer não e de saber lidar com a rejeição. A palestrante também apresentou a diferença entre os conceitos de autoridade e de autoritarismo e suas relações com a construção dos valores na educação infantil.
Novos cursos, palestras e lives como esta podem ser encontrados no site do SESCOOP/SC. Para participar, basta fazer a inscrição em: https://cutt.ly/Jwg68TLX.
Assessoria de Comunicação Interna Sistema Ocesc