Entre os dias 10 e 14 de junho, o Sistema OCESC promoveu o curso de aperfeiçoamento “Mensuração de Carbono na Agricultura e Pecuária”. O evento contou com a participação de 30 técnicos das cooperativas dos segmentos de cereais, grãos, frutas e cadeia de proteína animal, representando 20 cooperativas do ramo agro de Santa Catarina.
O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas, com uma visão abrangente sobre como o setor agropecuário está inserido no contexto das mudanças climáticas. Os participantes puderam aprender sobre as atividades que contribuem para a emissão e remoção dos gases de efeito estufa (GEE), bem como as ferramentas de mensuração existentes.
“Foi uma experiência fantástica, superou as expectativas. O curso abordou um tema de extrema importância de maneira clara e acessível, com professores que dominam o assunto tanto do ponto de vista teórico como prático. Além disso, valorizou o cooperativismo e nos permitiu ampliar o networking entre os colaboradores das cooperativas presentes”, destacou a Gestora da Qualidade da Fecoagro, Vanessa Alves da Silva.
A formação abordou temas como mudanças climáticas, fatores de emissão, métricas de conversão, metodologias para cálculo de emissões de GEE e os gargalos e benefícios econômicos do mercado de carbono. Além disso, foram explorados os protocolos de campo, técnicas de coleta e a metodologia de cálculo para a mensuração de carbono no solo.
Romeo Bet, vice-presidente da OCESC, incentivou os participantes a aplicarem o conhecimento adquirido, “nós temos que avançar. Quando retornarem às suas cooperativas, procurem pôr em prática aquilo que já for possível”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC