O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu a palestra “Mercado de Carbono: Cenário Atual e Oportunidades”. O evento proporcionou aos profissionais das cooperativas catarinenses uma visão geral dos mercados regulados e voluntários de carbono.
Os participantes puderam compreender desde os conceitos básicos até as regulamentações e funcionamento do mercado de carbono. O mercado envolve a fixação de cotas para emissões de gases e, empresas que emitem menos gases do que o permitido, recebem créditos de carbono que podem ser vendidos para aquelas que excederam suas metas.
“O mercado de carbono foi criado para impulsionar economias a reduzirem as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e mudanças climáticas. Existem dois tipos de mercado: o regulado, que é imposto pelo governo, e o voluntário, que depende da iniciativa das empresas. O mercado regulado estipula regras e metas obrigatórias, já o voluntário permite que as empresas adotem práticas de precificação de carbono de forma autônoma para que, então, possam comercializar os créditos de carbono”, ressaltou a professora Drª. Maria João Rolim, advogada, economista e especialista em regulação de direito de energia com foco em energias renováveis e mudanças climáticas.
A palestra ocorreu de forma online na última terça-feira, 29 de outubro. Para mais informações sobre os treinamentos, fique atento aos informativos, aos canais de comunicação e a plataforma CapacitaCoop/SC.