Com o objetivo de promover a reflexão sobre diversidade e inclusão, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, na quarta-feira, 6, a palestra Diversidade e Inclusão na Aprendizagem – do planejamento à ação, voltada para os colaboradores das cooperativas catarinenses.
O professor Dioni Damázio, especialista em Gestão de Pessoas por Competência, explicou o que é diversidade e inclusão e desmistificou mitos e paradigmas. “Diversidade é aprender a conviver de forma respeitosa, valorizando as diferentes histórias das pessoas. Isso é essencial para o progresso social e organizacional. Já inclusão é o ato de acolher e criar um ambiente de trabalho no qual todas as diversidades sejam respeitadas e tenham as mesmas oportunidades”, afirmou.
Damázio também apresentou ferramentas e práticas que podem ser adotadas para promover um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Ele destacou que o primeiro passo para essa mudança de cultura começa no processo de recrutamento e seleção, sem fazer diferenciação das pessoas. “Tanto no recrutamento e seleção quanto nas demais etapas do processo, o foco deve ser avaliar e contratar com base nas competências, sempre levando em consideração os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada pessoa”, explicou.
Para mais informações sobre os treinamentos, fique atento aos informativos, aos canais de comunicação e a plataforma CapacitaCoop/SC.
Fonte: Comunicação Interna do Sistema OCESC.