Os riscos psicossociais são responsáveis pelo aumento de adoecimento entre os empregados, desencadeando impactos na saúde mental e física. Estes riscos estão associados à organização do trabalho e às relações interpessoais. Fatores como assédio moral e sexual, falta de reconhecimento, má gestão, baixa clareza de papel ou função e pressão excessiva no trabalho são alguns exemplos que podem afetar os trabalhadores.
Diante disso, é fundamental aprender como prevenir e fazer a gestão eficaz dos riscos psicossociais para cultivar um ambiente corporativo saudável. Assim, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu na quarta-feira, 19 de março, a palestra online “NR 01 e os Riscos Psicossociais – O que muda para empresas e trabalhadores”.
Na palestra, além de conhecerem a atualização da NR01, os empregados das cooperativas catarinenses puderam aprender que, quando não tratados, os riscos psicossociais podem acarretar uma série de consequências como depressão, ansiedade, estresse, absenteísmo, queda de produtividade etc.
Para finalizar, foi abordada a importância da gestão eficaz dos riscos, destacando a implantação de uma cultura de cuidado, comunicação transparente, assim como preparar os empregados de forma regular sobre saúde mental e bem-estar e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro.
Para mais informações sobre os treinamentos do SESCOOP/SC, fique atento aos informativos em nossos canais de comunicação e acesse a plataforma CapacitaCoop/SC.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna SESCOOP/SC.