O programa é realizado em ciclos anuais, por meio da aplicação dos instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. O Diagnóstico foi desenvolvido pelo Sistema OCB, com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade, consoante ao modelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG).
O objetivo principal é a melhoria contínua a cada ciclo, no qual a cooperativa realiza o planejamento, a execução, o controle dos processos e promove o aprendizado com os resultados, de forma que possibilite a adoção de boas práticas de gestão e de governança.
O PDGC possui quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso para a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência.
Os instrumentos de avaliação são divididos em dois questionários, de Governança e de Gestão. Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática a devolutiva, a partir da qual as oportunidades de melhoria são apresentadas e será possível definir e implementar ações para o seu desenvolvimento.
Consiste na assessoria para interpretação e preenchimento da autoavaliação de forma mais adequada e efetiva, de modo a apoiar as cooperativas ao longo de todo o processo para ampliar a compreensão da relevância do diagnóstico de Governança e Gestão para o seu desenvolvimento. Contribui, desta forma, para a evolução das cooperativas beneficiadas e favorece o amadurecimento do programa PDGC.
CONTATOS DO SETOR DE MONITORAMENTO:
E-mail: monitoramento@sescoopsc.org.br
Telefone: (48) 3878-8805
WhatsApp: (48) 99177-9183